Sobre os adoçantes… artificiais ou naturais?

Existe uma variedade de adoçantes, dentre eles os artificiais e os naturais.

Artificiais (produzidos a partir de reações químicas, são nocivos à saúde): ciclamato de sódio, sacarina, aspartame, acessulfame – K, sucralose.
Naturais (extraído de frutas e vegetais).

Vou falar dos 3 que mais faço uso:

  • Stévia- o esteviosideo é uma substância doce, extraída da planta stévia, tem um sabor característico amargo.
  • Xilitol(poliol) – é obtido através de fibras vegetais, tem o mesmo poder adoçante do açúcar, porem fornece bem menos calorias, além de não causar impacto glicêmico. A ingestão excessiva pode causar efeitos colaterais no trato digestivo como formação de gases, distensão abdominal, diarreia.
  • Eritritol (poliol) – contem pouquíssimas calorias, semelhante ao sabor do xilitol, tem uma melhor tolerância digestiva evitando efeitos colaterais.

O ideal seria não utilizarmos adoçante algum e tentarmos acostumar nosso paladar sem açúcar ou adoçante, usando o alimento na forma natural, pois nossos hábitos são moldados como queremos. Se tiver que usar algo para adoçar, é obvio que você deve preferir os adoçantes naturais.

Nutricionista: Graciele Figueiredo, CRN 4850. 

Notícias

Calcule o seu IMC

Calcule seu IMC aqui no IBO.

O índice de massa corporal (IMC) é um dos parâmetros mais utilizados para classificar sobrepeso e obesidade em adultos. Ele é calculado a partir da divisão do peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado.

Quanto mais alto o IMC, maiores os riscos de doenças como diabetes, hipertensão, apneia do sono, doenças de articulações, entre outras.

Agende uma avaliação com a gente.