Recentemente na internet, ficou em evidência um assunto que achamos de extrema importância a discussão: obesidade gestacional. Uma influenciadora portadora da obesidade não achou correto o médico abordar que sua gestação seria de risco por conta do seu peso elevado, e logo trouxe a questão como gordofobia médica, o que repercutiu muito nas redes sociais e dividiu opiniões.
Na mesma semana, uma cantora disse em uma entrevista que está emagrecendo para poder engravidar, para evitar os riscos da obesidade gestacional. Ela está planejando a gravidez e seus médicos a orientaram a emagrecer 40kg e fizeram um plano de cuidado a ser seguido na pré-gestação para uma gravidez mais saudável.
O período de gestação pode ser complicado para muitas mulheres, podendo apresentar alterações que ocasionam em doenças hipertensivas, diabetes gestacional e deficiência de vitamina D.
Alimentação mais equilibrada
Pesquisadores e médicos aconselham uma alimentação mais equilibrada e natural no início da gestação para reduzir os riscos de obesidade na gravidez. Também é importante que a gestante tenha acompanhamento de nutricionistas desde o primeiro trimestre da gestação.
A mudança de alimentação e o acompanhamento de profissionais é importante para monitorar o seu ganho de peso e, se necessário, fazer intervenções nutricionais com mais eficiência. Dessa forma, o resultado obstétrico é mais favorável.
Aqui no IBO você pode contar com a gente para fazer esse e outros acompanhamentos. Agende conosco.