A obesidade é uma doença crônica muito comum na população brasileira, assim como hipertensão (pressão alta). Mas elas estão ligadas? Sim, pelos fatores de risco: uma vida sem hábitos saudáveis (sedentarismo e má alimentação, principalmente consumo de alimentos hipercalóricos).
A obesidade eleva o risco de hipertensão
O que muitos não sabem é que o excesso de peso aumenta do risco da hipertensão arterial. A obesidade pode desencadear a pressão alta ou até mesmo agravá-la, isso porque o excesso de massa corporal causa modificações no organismo, como aumento de insulina e maior retenção de sódio pelos rins.
Como prevenir?
O primeiro passo para evitar que os pacientes portadores da obesidade desenvolvam a hipertensão, é tratar a obesidade. A mesma coisa vale para quem está obeso e já apresenta pressão alta: controlar as doenças tratando-as adequadamente e mudando o estilo de vida para uma rotina mais saudável, seguindo as orientações dos especialistas.
Sabemos que o caminho não é fácil, mas o ganho de saúde e qualidade de vida são consequências positivas do emagrecimento saudável.