Desde o pré-operatório muitos pacientes têm dúvidas do que é o Dumping. A síndrome de Dumping nada mais é que uma sensação de mal-estar após a ingestão de alimentos ricos em gordura ou em carboidratos simples (açúcar), devido a passagem muito rápida dos alimentos do estômago para o intestino. O grande consumo de carboidratos também causa um aumento da insulina provocando uma crise de hipoglicemia.
Seja na cirurgia Bypass gástrico, bariátrica ou Gastrectomia tubolar (Sleeve), diversas manifestações nutricionais podem ocorrer, entre elas a síndrome de Dumping. Após o procedimento o paciente pode apresentar deficiência de nutrientes como proteína, ferro, zinco, vitamina D, entre outros, por conta da diminuição na absorção de nutrientes decorrentes da redução da capacidade gástrica e não seguimento das orientações pós-operatório feitas pela equipe multidisciplinar.
Assim o acompanhamento pós-cirúrgico com o nutricionista é muito importante para identificar precocemente a prevalência da síndrome e que haja intervenção e tratamento mais eficaz da equipe multidisciplinar ao paciente recém operado.
Fique atento aos sintomas. Eles podem ser precoces (de 30 a 60 minutos após a refeição) ou tardios (de 1h a 3h após a refeição).
- Cefaleia;
- Taquicardia;
- Sudorese;
- Náuseas;
- Fraqueza;
- Diarreia.