Muita gente deixa de fazer a cirurgia bariátrica, que pode salvar a vida, por medo. Na maioria das vezes, a falta de informações claras e de um profissional especializado que transmita segurança são as principais causas. Hoje, vou falar dos principais medos e como combatê-los.
COMPLICAÇŌES CIRÚRGICAS:
Mais comum e totalmente compreensível. Sabemos que qualquer cirurgia envolve algum grau de risco – desde infecções, hemorragias e problemas com a anestesia até consequências fatais.
ANTÍDOTO: Conte com um médico experiente, de confiança, que possua uma equipe de suporte especializada e realize sua cirurgia num local adequado com toda a infraestrutura necessária.
RECUPERAÇÃO:
A preocupação com o período de recuperação pós-cirúrgico e como isso impactará a vida cotidiana é um fator importante que deixa muita gente receosa.
ANTÍDOTO: Com o avanço das técnicas e contando com uma equipe experiente e preparada, a recuperação após a cirurgia bariátrica leva de 6 a 8 semanas. E o retorno à rotina comum pode levar de 3 a 6 meses.
NÃO SE ADAPTAR À DIETA:
Pessoas que sofrem de obesidade possuem uma relação muito peculiar com a comida. Imaginar que após a cirurgia poderá ter que deixar de consumir determinados alimentos é um fator que impede muitos de se submeter à bariátrica.
ANTÍDOTO: Mesmo antes da cirurgia, o paciente já deve iniciar uma dieta recomendada por seu nutricionista. Esta mudança de hábito inicial facilita a transformação no pós-operatório. A mudança dos hábitos alimentares é fator crucial para obter um resultado duradouro. Lembre-se: os ganhos em saúde e qualidade de vida compensam a mudança.
EXCESSO DE PELE APÓS A PERDA DE PESO:
Após a cirurgia, a maior perda de peso acontece nos primeiros 12 a 14 meses de pós-operatório, quando os pacientes perdem até 40% do peso inicial. Em alguns casos, a grande perda de peso provoca um significativo excesso de pele no corpo.
ANTÍDOTO: Adotar a dieta recomendada e praticas exercícios físicos regulares ajudam a prevenir este quadro. Mas se, ainda assim, o excesso de pele surgir, já é comum a prática de cirurgia plástica reparadora com ótimos resultados.
Seja qual for o seu medo, lembre-se: CIRURGIA BARIÁTRICA SALVA VIDAS.