Qual a relação da insuficiência cardíaca e obesidade? Neste artigo, você vai entender melhor esse risco. O primeiro passo é entender qual o seu grau de obesidade para saber se você faz parte desse grupo de risco elevado – mas, mesmo que você não esteja entre ele, não significa que você não possa correr risco, apenas que o risco é menor.
O que é a Insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca é uma condição crônica em que o coração não consegue bombear sangue de maneira eficiente para suprir as necessidades do corpo. Isso pode ocorrer devido a uma fraqueza no músculo cardíaco ou a uma rigidez excessiva das paredes do coração. Como resultado, os órgãos e tecidos podem não receber oxigênio e nutrientes suficientes, o que leva a sintomas como fadiga, falta de ar, inchaço nas pernas e tornozelos, e dificuldades para realizar atividades cotidianas.
Fique em alerta:
- A obesidade grau 3 aumenta o risco de insuficiência cardíaca em quase 4x e dobra o risco de doenças cardíacas coronárias e AVC.
- A taxa de mortalidade para quem tem insuficiência cardíaca é de 50%, cinco anos após o diagnóstico.
Tratamento:
A perda de peso é considerada o melhor tratamento para reduzir o risco de doenças cardíacas em pessoas com obesidade grave por várias razões:
- Melhora da função cardíaca
- Reduz a pressão arterial
- Diminui o colesterol e triglicerídeos
- Melhora a sensibilidade à insulina
- Reduz a inflamação crônica
- Melhora a capacidade de realizar exercícios que ajudam a fortalecer o coração e melhorar a circulação
No Instituto Baiano de Obesidade, estamos aqui para ajudar! Nossa equipe multidisciplinar é especializada no tratamento da obesidade com técnicas multidisciplinares, além de ser referência na realização da cirurgia bariátrica.
Calcule aqui seu IMC e agende sua consulta: (71) 98752-5433.
Acesse o estudo completo clicando aqui.