Insuficiência cardíaca e obesidade: entenda essa relação

Qual a relação da insuficiência cardíaca e obesidade? Neste artigo, você vai entender melhor esse risco. O primeiro passo é entender qual o seu grau de obesidade para saber se você faz parte desse grupo de risco elevado – mas, mesmo que você não esteja entre ele, não significa que você não possa correr risco, apenas que o risco é menor.

Pessoas com obesidade grave têm mais de duas vezes mais chances de desenvolver insuficiência cardíaca em comparação com aquelas que possuem um índice de massa corporal normal, mesmo quando se leva em conta fatores como pressão arterial elevada, dislipidemia e diabetes. Isso porque a obesidade exerce uma demanda maior sobre o coração e pode liberar moléculas prejudiciais ao tecido cardíaco.

Insuficiência cardíaca e obesidade

O que é a Insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca é uma condição crônica em que o coração não consegue bombear sangue de maneira eficiente para suprir as necessidades do corpo. Isso pode ocorrer devido a uma fraqueza no músculo cardíaco ou a uma rigidez excessiva das paredes do coração. Como resultado, os órgãos e tecidos podem não receber oxigênio e nutrientes suficientes, o que leva a sintomas como fadiga, falta de ar, inchaço nas pernas e tornozelos, e dificuldades para realizar atividades cotidianas.

Fique em alerta:

  • A obesidade grau 3 aumenta o risco de insuficiência cardíaca em quase 4x e dobra o risco de doenças cardíacas coronárias e AVC.
  • A taxa de mortalidade para quem tem insuficiência cardíaca é de 50%, cinco anos após o diagnóstico.

Tratamento:

A perda de peso é considerada o melhor tratamento para reduzir o risco de doenças cardíacas em pessoas com obesidade grave por várias razões:

  • Melhora da função cardíaca
  • Reduz a pressão arterial
  • Diminui o colesterol e triglicerídeos
  • Melhora a sensibilidade à insulina
  • Reduz a inflamação crônica
  • Melhora a capacidade de realizar exercícios que ajudam a fortalecer o coração e melhorar a circulação

No Instituto Baiano de Obesidade, estamos aqui para ajudar! Nossa equipe multidisciplinar é especializada no tratamento da obesidade com técnicas multidisciplinares, além de ser referência na realização da cirurgia bariátrica.

Calcule aqui seu IMC e agende sua consulta: (71) 98752-5433.

Acesse o estudo completo clicando aqui.

 

Notícias

Calcule o seu IMC

Calcule seu IMC aqui no IBO.

O índice de massa corporal (IMC) é um dos parâmetros mais utilizados para classificar sobrepeso e obesidade em adultos. Ele é calculado a partir da divisão do peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado.

Quanto mais alto o IMC, maiores os riscos de doenças como diabetes, hipertensão, apneia do sono, doenças de articulações, entre outras.

Agende uma avaliação com a gente.