Cirurgia Bariátrica
Técnicas cirúrgicas

Cada tipo de cirurgia apresenta um padrão de indicação específico. A escolha final da cirurgia a ser realizada depende da opinião de cirurgião, equipe multidisciplinar e paciente.

Gastroplastia Redutora em Y de Roux (Bypass)

Realizada por videolaparoscopia, essa técnica reduz o estômago, utilizando endogrampeadores, diminuindo seu volume e também a quantidade de alimentos que o paciente tolera por refeição. Além disso, fazemos o chamado “desvio intestinal”, onde é feito um anastomose (junção do estomago reduzido com o intestino fino), favorecendo o emagrecimento e a liberação de hormônios, envolvidos na melhora do diabetes e outras comorbidades.

Gastrectomia Vertical (Sleeve)

Nessa técnica, o estômago é transformado em um tubo, através do grampeamento, ficando com capacidade volumétrica de 80 a 100 mililitros, sendo retirado do paciente o estômago excluso (parte grampeada que não será mais utilizada).

Balão Gástrico

Método feito por endoscopia, com objetivo de insuflar um balão de silicone dentro do estômago, ocupando espaço e reduzindo a capacidade volumétrica do estomago. É um método temporário, durando aproximadamente 6 meses a 1 ano, quando deve-se retirar o balão, através de nova endoscopia. Indicamos em alguns casos de obesidade mórbida, com IMC maior que 50 kg/m2, como método auxiliar na perda de peso pré-operatória, permitindo uma cirurgia bariátrica segura.

Agende uma avaliação.

Equipe

Calcule o seu IMC

Calcule seu IMC aqui no IBO.

O índice de massa corporal (IMC) é um dos parâmetros mais utilizados para classificar sobrepeso e obesidade em adultos. Ele é calculado a partir da divisão do peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado.

Quanto mais alto o IMC, maiores os riscos de doenças como diabetes, hipertensão, apneia do sono, doenças de articulações, entre outras.

Agende uma avaliação com a gente.