A cirurgia bariátrica não tem objetivo meramente estético. Seu intuito é o de reduzir a mortalidade e a morbidade (aparecimento ou agravamento de doenças associadas) numa população específica. A cirurgia se justifica quando, estatisticamente, seus riscos são menores do que os causados pela obesidade. Estes riscos variam de acordo com cada indivíduo, com o grau de obesidade e com as doenças associadas.
Existem consensos internacionais que norteiam a indicação do procedimento cirúrgico. A decisão sobre a cirurgia cabe à equipe médica e ao paciente (aceitação do procedimento após conhecer os riscos e benefícios associados a ele, assim como as modificações nos hábitos e processo de adaptação no período pós-operatório).
A cirurgia é parte e não o todo com relação ao tratamento da obesidade, que deve ser realizado de forma integral por uma equipe multidisciplinar especializada, composta por cirurgiões, endocrinologistas, cardiologistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e educador físico, por isso, o IBO é referência no tratamento de sucesso da obesidade.
O preparo pré-operatório do paciente para a cirurgia bariátrica é fundamental, reduzindo as chances de possíveis complicações e aumentando o sucesso da cirurgia. Conhecer e entender a doença de maneira integral são fatores vitais para quem busca mais saúde e qualidade de vida.