Texto por: Juliana Palma – psicóloga do IBO
Nosso corpo, muitas vezes, reflete o ambiente que o cerca, e isso é verdade! Existem fatores relacionados ao ambiente doméstico que podem ajudar ou atrapalhar a perda ou o ganho de peso. Confira algumas dicas de como identificar se sua casa é uma aliada ou não no seu processo de emagrecimento.
Como identificar o ambiente obesogênico
“Faça do seu lar um ambiente que nutre, não que engorda.”
Você já parou para pensar na influência que a nossa casa tem sobre o nosso peso? A verdade é que o ambiente em que vivemos pode ser um grande aliado ou um terrível inimigo na hora de emagrecer. Pensando nisso, será que a sua casa é um ambiente ideal para emagrecer? Vamos descobrir.
Antes, preciso que você compreenda o que é um ambiente que dificulta o processo de emagrecimento: um ambiente obesogênico. Esse termo se refere a ambientes que incentivam escolhas alimentares não saudáveis e comportamentos sedentários, como por exemplo, pizzarias e lojas de doces.
Então, você me pergunta: “E o meu lar, será que ele é um ambiente obesogênico, Ju?”. Para responder essa pergunta, você pode realizar uma autoavaliação do seu ambiente doméstico, observando os seguintes aspectos.
Aspectos a serem avaliados
- Você tem alimentos saudáveis à disposição na sua geladeira e despensa?
- Você evita comprar ou estocar alimentos industrializados, fast-foods, doces e bebidas açucaradas?
- Você prepara suas próprias refeições ou recorre frequentemente a delivery ou comida pronta?
- Você costuma comer assistindo TV ou usando o celular?
- Você tem um horário regular para as refeições ou come a qualquer hora?
- Você dorme bem e suficientemente?
- Você convive com a influência negativa de familiares que têm hábitos alimentares ruins ou que não apoiam as suas escolhas saudáveis?
- Você tem, com frequência, momentos de lazer e tranquilidade?
Resultado
Se você respondeu “não” à maioria dessas perguntas, talvez seja hora de repensar o seu estilo de vida e fazer algumas mudanças para tornar o seu lar um ambiente mais saudável e menos obesogênico. Afinal, o seu ambiente pode influenciar o seu comportamento, mas você também pode influenciar o seu ambiente.
“Não é só sobre o que você come, mas também sobre onde vive”.
Precisa de ajuda para criar novos hábitos saudáveis em casa? Aprender a lidar com a família enquanto tenta vencer comportamentos alimentares disfuncionais?
Agende uma avaliação. Clique aqui.