O sobrepeso em si não interfere no prazer sexual, mas o obeso pode não gostar da sua imagem corporal, e essa não aceitação ou autoimagem negativa pode afetar a percepção das sensações corporais, emoções e sentimentos despertados pelo contato com si mesmo e com o outro, diminuindo o desejo sexual, fazendo com que o parceiro se prive dos relacionamentos mais íntimos.
Assim como na perda do prazer sexual, a disfunção erétil está ligada às questões psicológicas como ansiedade, depressão e estresse, diminuindo diretamente a libido. Mas os problemas circulatórios desencadeados pela obesidade também podem ser a raiz do problema, já que a ereção depende diretamente do fluxo sanguíneo para o órgão sexual masculino e a obesidade afeta a saúde dos vasos.
Nas mulheres a obesidade está associada à perda de prazer, infertilidade, aborto, mortes maternas e dificuldades obstétricas como hipertensão, diabete gestacional, mascrossomia fetal, infecção urinária, prematuridade e dificuldades de parto.
Acredita-se que a incidência desses problemas ginecológicos é causada pela anovulação, alterações endócrinas e metabólicas (produção elevada de estrógenos, distúrbio do metabolismo dos esteróides, alteração da insulina etc).
Cirurgia bariátrica e infertilidade em pacientes obesas
A cirurgia tem respostas positivas para a fertilidade e prognóstico obstétrico, relacionados à regularização da menstruação e redução da síndrome dos ovários policísticos e de diabete tipo 2.
Depois de quanto tempo de cirurgia posso retomar a relação sexual?
O esforço durante a relação sexual não é recomendado, por isso é indicado que o paciente volte a ter relações a partir de 60 dias para pequenos esforços, e só depois de 6 meses liberado para grandes esforços.
Vale lembrar que o sexo não é o problema, então se for algo tranquilo, com posições confortáveis e de preferência sem nenhum esforço, desde a alta, se desejar, pode ter relações.
Quanto tempo depois da bariátrica posso engravidar?
Já para engravidar, é necessário esperar no mínimo um ano para que o organismo esteja adaptado à nova rotina nutricional. É importante que antes de começar a tentar engravidar, a mulher faça todos os exames e avaliações necessárias com o cirurgião, equipe multidisciplinar e ginecologista ou obstetra.