Estudo aponta prevalência da gordofobia no consultório médico

Um artigo publicado no periódico International Journal of Obesity relatou a prevalência, o tipo e as fontes do estigma do peso entre os pacientes entrevistados. Mais da metade (56% a 61%) responderam “sim” à pergunta: “Você já foi provocado, tratado injustamente ou discriminado por causa do seu peso?”

Em comparação com outros respondentes da pesquisa, os pacientes que apresentaram viés de peso internalizado mais alto fizeram avaliações de saúde menos frequentes. Isso porque eles não se sentiam confortáveis em ser examinados e tinham maior probabilidade de perceber que, durante o atendimento médico, o profissional os julgou com base no seu peso, sem ouvi-los com atenção ou com respeito ao que diziam.

Pacientes relatam sofrer estigmas por:

  • 76% a 88% – familiares
  • 72% a 81% – colegas de classe
  • 63 a 74% – médicos
  • 54% a 62% – colegas de trabalho
  • 49% a 66% – amigos

Os casos de gordofobia nos consultórios médicos são um problema para o tratamento adequado da obesidade. Aqui no IBO nossa equipe preza pela melhor experiência do paciente, proporcionando a ele um ambiente confortável e um atendimento de excelência, para que se sinta seguro e confiante para iniciar o seu tratamento, sem nenhum tipo de julgamento ou preconceito.

Os dados da pesquisa foram extraídos de 13.996 membros do WW – Vigilantes do Peso elegíveis para o estudo e completaram a pesquisa (1.245 membros na Austrália e cerca de 2.500 membros em cada um dos outros países).

Fonte: Medscape Notícias Médicas

Notícias

Calcule o seu IMC

Calcule seu IMC aqui no IBO.

O índice de massa corporal (IMC) é um dos parâmetros mais utilizados para classificar sobrepeso e obesidade em adultos. Ele é calculado a partir da divisão do peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado.

Quanto mais alto o IMC, maiores os riscos de doenças como diabetes, hipertensão, apneia do sono, doenças de articulações, entre outras.

Agende uma avaliação com a gente.