Você sabia que as doenças inflamatórias intestinais (DIIs) que afetam o trato digestivo requerem atenção especial em pessoas com obesidade? As DIIs são enfermidades autoimunes (como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa) e quando surgem em pessoas obesas tendem a se desenvolver de forma mais agressiva, porque a obesidade, por si só, já é uma doença crônica.
Os principais sintomas das DIIs são:
- Diarreia persistente ou constipação;
- Dor abdominal;
- Sensação de estufamento e gases;
- Sangramento retal;
- Fadiga e perda de peso.
Além desses sintomas, também podem ocorrer manifestações menos específicas como úlceras na boca, dores nas articulações, problemas hepáticos, inflamação nos olhos e lesões na pele.
Cuidado com o que come:
A alimentação desempenha um papel fundamental no cuidado com as DIIs. Vale evitar alimentos inflamatórios e ultraprocessados, bem como o excesso de açúcar e álcool. Invista numa alimentação mais natural possível, rica em proteínas, ômega 3, vitamina D e gorduras saudáveis, entre outros.
Melhore o estilo de vida:
Fazer ajustes no estilo de vida é muito importante para o tratamento das DIIs e para a redução dos sintomas. Além disso, contar com um acompanhamento multidisciplinar que envolva médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde, é essencial para um manejo adequado da doença.
Cada pessoa deve ser avaliada individualmente para determinar necessidades específicas e orientar sobre o melhor tratamento para melhorar sua saúde gastrointestinal. Conte com a equipe IBO.